Pesquisar este blog

Clique na seta e selecione o idioma/ Click the arrow and select your language/

Marcadores

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Após soco, francês detona basquete espanhol: perderam de propósito

Soco de Batum em Navarro iniciou uma confusão no final da partida. Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
O francês Nicolas Batum se envolveu em uma polêmica no final da partida entre França e Espanha, nesta quarta-feira, válida pelas quartas de final do basquete masculino nos Jogos Olímpicos de Londres. Quando faltavam cerca de 20 s para o término e o jogo já estava praticamente decidido em favor dos espanhóis, o francês deu um soco no adversário Juan Carlos Navarro, começando uma confusão.


Segundo o site americano Yahoo!, após a partida, questionado sobre o soco não mostrar o chamado "espírito olímpico", Batum se irritou e fez outra pergunta, questionando o repórter se ele achava que perder um jogo de propósito mostrava "espírito olímpico".

O jogador se referia à vitória do Brasil sobre a Espanha, que definiu o adversário da França, na última rodada do Grupo B, ainda na primeira fase da Olimpíada.

Após o jogo, foram levantadas muitas dúvidas sobre a atuação da seleção espanhola, que liderou os três primeiros quartos e chegou para o último deles com uma vantagem de 12 pontos. Com uma grande reação, os brasileiros reverteram o marcador e venceram por 88 a 82, se classificando em segundo lugar da chave e pegando a Argentina na fase seguinte. A acusação é de que a Espanha teria perdido propositalmente o duelo para não cair na chave dos Estados Unidos e ter de enfrentar os americanos antes da final olímpica.

Os franceses já tinham reclamado da possível "entregada" espanhola. Depois da partida, o jornal francês Le Figaro criticou a atitude da seleção espanhola de basquete. Segundo os franceses, o desempenho da equipe europeia na derrota para o Brasil foi uma "farsa".

Após as declarações polêmicas, Batum, que acabou de se transferir para o Portland Trail Blazers e vai jogar na NBA (liga de basquete americana), desculpou-se pelo soco em Navarro via Twitter. "Quero pedir desculpas peloo meu ato estúpido no final", postou. "Mostrei uma má imagem da França e minha também. Parabéns à equipe da Espanha", escreveu.

Com a vitória, a Espanha, vice-campeã em Pequim 2008, avançou para enfrentar a Rússia nesta sexta-feira, às 13h (de Brasília). O vencedor desta partida decide a final olímpica contra o ganhador da outra semifinal, Estados Unidos ou Argentina - que eliminou o Brasil nas quartas por 82 a 77.

Nenhum comentário:

Postar um comentário