Pesquisar este blog

Clique na seta e selecione o idioma/ Click the arrow and select your language/

Marcadores

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Espanha passa pela França em duelo nervoso

Espanhóis não tiveram a facilidade esperada contra a França. Foto: Reuters
Foto: Reuters
Contestada por conta de uma suposta "entregada" para o Brasil no último jogo da fase de grupos do torneio masculino de basquete nos Jogos Olímpicos de Londres, a Espanha por pouco não foi eliminada prematuramente nesta quarta-feira. Os medalhistas de prata em Pequim tiveram muita dificuldade para superar a França por 66 a 59 na Arena de Basquete, pelas quartas de final.


A suposta entregada teria sido dada na última rodada da primeira fase, diante do Brasil. A derrota dos espanhóis faz com que eles só enfrentem os Estados Unidos, favoritos absolutos na competição, em uma provável final. Jornais espanhóis e franceses chegaram a abordar a questão, criando polêmica. A vitória mantém a Espanha em um caminho longe dos americanos pela medalha de ouro.

Na semifinal, a Espanha vai enfrentar a Rússia, campeã no Grupo A que derrotou nesta quarta-feira a Lituânia, equipe que mais deu trabalho aos Estados Unidos na primeira fase, por 83 a 74. Já a França encerra sua campanha com duas derrotas e cinco vitórias nos Jogos Olímpicos de Londres

Superados apenas pelos Estados Unidos no Grupo A, os franceses terminaram o primeiro tempo na frente no placar, vencendo por 37 a 34. Boris Diaw, ala-pivô do San Antonio Spurs, foi o principal jogador da França nos dois primeiros períodos, acumulando ao todo 10 pontos, cinco assistências e seis rebotes. Marc e Pau Gasol foram bem marcados e não tiveram o destaque das partidas anteriores.

A Espanha voltou bem para o terceiro quarto. Com seis pontos seguidos, os comandados de Sergio Scariolo tomaram a frente no placar logo de início, quatro deles de Marc Gasol, maior jogador em quadra, com 2,15 m. A equipe treinada por Vincent Collet, porém, não permitiu que os espanhóis abrissem uma diferença confortável e viraram o marcador com uma cesta de três do armador Tony Parker com um minuto restando no relógio.

Sem permitir que Pau Gasol mostrasse toda a sua qualidade, a França também não conseguia ser eficiente nas suas jogadas ofensivas. Tensas, ambas as equipes tiveram dificuldades nos minutos decisivos da quarta de final, que ficou dos 5min35s ao 1min31s no último período sem que nenhum dos lados pontuasse. Os espanhóis foram responsáveis pelas duas alterações no placar após os minutos de seca e garantiram a suada vitória na decisão.


Nervosos, os franceses apelaram para faltas fortes e agressões no último minuto de jogo, quando as chances de virada já eram minúsculas. Primeiro Turiaf derrubou Rudy Fernandez na lateral da quadra e deixou o espanhol aparentemente lesionado. Pouco depois, Nicolas Batum tentou roubar a bola de Juan Navarro dando um soco e acertou o adversário, movimento que provocou a ira da equipe da Espanha.

Diaw terminou o duelo como destaque individual, sendo o cestinha do jogo ao lado de Tony Parker, com 15 pontos. Já Pau Gasol, com 10 pontos e 11 rebotes, completou um duplo-duplo e brilhou, embora discretamente, do lado espanhol. Seu irmão Marc foi quem mais pontuou pela equipe de Scariolo, com 14 pontos, além de oito rebotes.



Q1Q2Q3Q4TOT
221516659
1717171566


Nenhum comentário:

Postar um comentário